A Filosofia de nossos Projetos Sociais é buscar as famílias menos favorecidas de nosso município, e que estejam desestruturadas.
Das 150 crianças hoje assistidas por nós, na sua maioria não tem pai, e as mãe sofrem a ausência destes, vivendo as margens da sociedade, cercada de todos os sofrimentos, morando sem o nenhum conforto e higiene, sofrendo a rejeição da própria sociedade.
A seleção dessas famílias é feita pela Coordenadora Social, que ao visitar a casa, e conhecer a família, elabora relatório que será avaliado rigorosamente para saber se a mesma esta dentro de nosso perfil. Caso seja aprovado, a psicóloga fará o cadastramento da família, elaborando uma ficha de anamnese psicossocial de cada criança e adolescente.
Nosso objetivo é amparar essas famílias, em alguns casos oferecendo moradia e infraestrutura necessária a sua sobrevivência, oferecendo também Assistência médica, psicológica e odontológica. Quanto aos filhos, em vista da situação em que vivem, procuramos recuperar sua auto-estima através de oficinas de artes com professores e profissionais competentes em cada área, ensinando e praticando a “pedagogia do amor”, preparando-os para um novo porvir.
O sucesso desse trabalho não se resume unicamente no amparo à criança e ao adolescente, é imprescindível conhecermos também a realidade, o comportamento e a forma de vida da família, já que muitas vezes, aquilo que a criança aprende na escola, não encontra aplicação no seu lar. Uma equipe formada por profissionais, visitam periodicamente esses lares, para saber o resultado do trabalho aplicado.
Não temos a pretensão de substituir o ensino público. Desejamos, tão somente, preparar essas crianças para o futuro, desde seus primeiros dias de vida, até o início de sua adolescência e juventude, proporcionando-lhes amparo fraternal e apoio no desenvolvimento de suas faculdades, fazendo surgir em seus corações, sentimentos de justiça, amor, caridade, respeito, disciplina e responsabilidade, resgatando assim sua “auto-estima”; despertando nelas o sentido religioso, sem a intenção de direcioná-las a qualquer religião, com esse trabalho, despertamos neles o interesse pelo estudo e aplicação nas escolas. O transporte de nossas crianças e de todos os funcionários é feito com ônibus próprio, o qual nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, cumpre a missão de traze-las para o nosso convívio diário.
Novas instalações do “Projeto Pai”, o prédio que deverá abrigar o novo “Projeto Pai” está em fase de construção com termino previsto para outubro de 2009 e contará com uma infraestrutura completa na área de educação através da arte, com aproximadamente 800 m². Ele abrigará mais de 150 adolescentes.
O espaço cultural “Euripedes Barsanulfo” com capacidade para 282 pessoas sentadas em um saguão de entrada de 150 m², possui um palco de 70 m² com um sistema completo de iluminação, tela de 120” automatizada para apresentação de datashow, telão de 150” automatizado para projeção de filmes, dois camarins masculinos e femininos, com toda infraestrutura, com capacidade para 30 ou mais pessoas. Este espaço será dedicado às apresentações de nossas crianças e adolescentes, na área da musica, da arte, do teatro e todos os tipos de apresentação, que venham contribuir para o seu crescimento espiritual e cultural.
Os prédios onde hoje funcionam o “Projeto Pai”, o Lar Escola Joana de Angelis, o “Ambulatório Médico e Odontológico Bezerra de Menezes” e também o CEPE, ocupam uma área construída de 1.107 m². A área hoje ocupada pelo “Projeto Pai” será incorporada ao Lar Escola, que poderá assim dobrar o numero de crianças assistidas a partir de outubro de 2009. Fazem parte de nossos projetos sociais também, o “Restaurante Condoville” e a Lanchonete Condoville, pois é eles que fornecem todas as refeições de nossas crianças e funcionários, e ocupam uma área de 550 m². Isto quer dizer que nossos projetos sociais ocupam hoje uma área superior a 3.000 m².
O Lar Escola Joanna de Ângelis, o Projeto Pai, o Projeto O Pequeno Aprendiz, e agora O Projeto de Apoio Maternal Pró Mãe são quatro projetos independentes, mas interligados entre si por sua filosofia.
O Lar escola Joanna de Ângelis tem como principal objetivo amparar as crianças de 0 a 6 anos de idade, de segunda á sexta-feira elas são recebidas às 7:30 horas da manhã, e retornam aos seus lares às 17:30 horas.
Além da Assistência Maternal, as crianças participam de acordo com a sua idade da: pré-escola, Jardim I, Jardim II, maternal I, maternal II, e berçário.
Atividades: oficina do saber, oficinas recreativas, brinquedoteca, biblioteca, educação do movimento, projeto musica, projeto ballet e dança, projeto informática e também outras atividades importantes ao seu desenvolvimento.
O “Projeto PAI” (Projeto de Apoio Infantil) ampara crianças e adolescentes de 7 a 15 anos de idade, e elas são recebidas às 7:30 horas com café da manhã, das 10:40 ás 11:10 horas é servido o almoço e às 11:30 um ônibus as levam para as escolas do Município.
Neste projeto as matérias essenciais ao desenvolvimento da criança e do adolescente são desenvolvidas através de oficinas como: Teatro, Karatê, Ballet, Coral, Informática, Futebol, Pintura, Hip-Hop, Iniciação Musical, Alfabetização pelas Artes e Religião. Todas essas oficinas são ministradas por professores altamente qualificados de segunda a sexta-feira.
O Projeto O “Pequeno Aprendiz”, funcionará no período da tarde, das 13:30 às 17:00 hs e abrigará os adolescentes de 15 a 18 anos.
Esses jovens terão oportunidades de se preparar para o mercado de trabalho em todos os aspectos, desde a apresentação, modo de se vestir e conduta. Quanto à parte profissional, estaremos implantando várias oficinas, entre elas, marcenaria, informática e manutenção de computadores. Outras modalidades na área profissionalizante serão implantadas paulatinamente.
Nosso objetivo é ocupar ao máximo o tempo desses jovens, que saindo do Projeto Pai possa encontrar apoio e direcionamento numa idade que sabemos ser altamente comprometedora.
“O Projeto de Apoio Maternal Pró Mãe”, “Amor, principio fundamental da vida”, tem por objetivo amparar as crianças desde a sua formação no útero materno, nos primeiros dias de vida, até o seu nascimento.
Nesse período, uma equipe formada, por profissionais habilitados, dará assistência com muito amor, carinho e dedicação, pois sabemos por experiência, que o perfil das famílias assistidas pelos nossos projetos não tem a conscientização e responsabilidade na gravidez, e na maioria das vezes as mesmas se tornam um empecilho para as suas atividades, tornando-se dessa forma uma gravidez indesejada.
Pretendemos com esse trabalho não só conscientizar a mãe, mas oferecer a essa criança muito amor, atenção e carinho, preparando-a para entrar em nosso mundo com muita saúde e com o coraçãozinho cheio de esperança e fé.
Na área da saúde dispomos de um “Ambulatório Médico e Odontológico” Dr. Bezerra de Menezes, totalmente equipado que visa assistir as crianças e familiares amparados pelos Projetos.
A incidência de alcoolismo em todas as famílias assistidas por esses projetos inibe em muito o nosso trabalho. Para tentarmos minimizar esse problema estamos em breve, implantando um serviço de “Alcoólicos Anônimos” com reuniões uma vez por semana, contando com apoio de profissionais competentes na área.
Para o desenvolvimento de todo esse trabalho contamos com um quadro de mais de 40 funcionários altamente qualificados entre psicopedagogos, psicólogos, médicos, dentistas, acupunturista, professores, técnico em alimentos e outros profissionais em várias áreas, que atuam diariamente em benefício de nossas crianças com muito amor, carinho e dedicação, contribuindo sempre para que encontremos soluções para os problemas e desafios que surgem em nosso caminho. Mensalmente são ministradas palestras de conscientização e auto ajuda direcionada aos pais, alunos e funcionários.

“O nosso trabalho é desenvolvido com base na “pedagogia do amor” , e esse é o motivo fundamental
do nosso sucesso”


Clique conheça os nossos projetos sociais: